Uma operação da Polícia Federal deflagrada nessa sexta-feira (9/5) resultou na prisão em flagrante de dois indivíduos suspeitos de envolvimento em um esquema de fraude em um processo licitatório no município de Normandia, em Roraima.
A ação da PF ocorreu após o recebimento de denúncias que apontavam irregularidades em um pregão destinado à contratação de uma empresa especializada no fornecimento de gêneros alimentícios para a Secretaria Municipal de Saúde de Normandia.
As investigações da Polícia Federal revelaram diversas inconsistências no decorrer do processo licitatório. Entre elas, a restrição de acesso ao edital para potenciais interessados, a identificação de superfaturamento no valor estimado de alguns itens licitados e indícios de direcionamento da licitação para uma empresa específica.
A PF apurou que o sócio desta empresa possuía vínculos com outra empresa que já havia sido vencedora de um pregão anterior com o mesmo objeto de fornecimento para o município.
Além das prisões em flagrante pelo crime de fraude à licitação, a autoridade policial responsável pelo caso representou judicialmente pelo afastamento da servidora pública envolvida de suas funções e pela proibição do empresário investigado de firmar novos contratos ou participar de quaisquer procedimentos licitatórios com a Administração Pública.